Jardim Botanico de Curitiba

15 lugares que você tem que conhecer em Curitiba!

Impossível chegar a Curitiba e parar quieto! São tantos passeios a fazer e lugares a conhecer que a gente se joga mesmo! Assim, resolvi fazer um resumão inspirador dos pontos turísticos mais legais para você conhecer e, claro, muitas fotos. Vamos lá! Espero que gostem!!

DICA VC: Os horários indicados depois de cada atração referem-se à chegada e à saída do  ônibus turismo.

1. PRAÇA TIRADENTES

É o marco zero da cidade, inclusive, depois da revitalização, em 2008, ganhou um piso de vidro que mostra o revestimento original do século XIX. Margeando a Praça também temos a Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz
Primeiro horário: 09h00
Último horário: 17h30 
Catedral de Curitiba

Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz

 A catedral é bem bonita! Em estilo neogótico, passou por uma restauração na década de 90. Vale a pena entrar e conhecer o interior! Olha essa cúpula!!

2. RUA DAS FLORES

A Rua XV de Novembro é famosa porque foi o primeiro calçadão do país, lá na década de 70, quando ainda era conhecida como Rua das Flores. É o centrão, na verdade, como em qualquer grande capital. 
Primeiro horário: 09h06
Último horário: 17h36
Também fica no Centro o edifício do HSBC, palco do famoso Concerto de Natal com lindas vozes infantis que vai té o dia 19/12. 
HSBC Curitiba

3. TEATRO PAIOL

Foi construído com a finalidade de ser um paiol de pólvora (1906). Tempos depois, em 1971, tornou-se teatro de arena.
Primeiro horário: 09h30
Último horário: 18h00
Teatro Paiol

 4. JARDIM BOTÂNICO

Cartão postal da cidade! E merecidamente! Além da estufa em metal e vidro (inspirada no Palácio de Cristal de Londres, séc. XIX), ainda há o Museu Botânico Municipal, mata nativa, trilhas num bosque de araucárias e o espaço cultural Frans Krajcberg (esse fechado a algum tempo por motivos judiciais).
Primeiro horário: 09h42
Último horário: 18h11
Jardim Botanico de Curitiba

 Leia também: ILHA DO MEL/PR: Um dia na Praia das Encantadas!

5. ESTAÇÃO RODOFERROVIÁRIA  e MERCADO MUNICIPAL

O mais legal na Estação é a maquete da cidade e da ferrovia. Vale a pena dar um conferida, caso você vá de trem para Morretes (outra ótima opção de passeio). Já o Mercado Municipal está cheinho de iguarias. Para quem curte coisinhas de mercado, é bem bacana!

Primeiro horário: 09h51
Último horário: 18h20

 6. TEATRO GUAÍRA e UFPR

Esses prédios margeiam a Praça Santos Andrade. O roteiro afirma que o Teatro Guaíra é um um dos maiores da América Latina e que a Universidade Federal do Paraná é a primeira do Brasil. Olha que linda a arquitetura neoclássica da Universidade!
Primeiro horário: 09h57
Último horário: 18h26
UFPR Curitiba

Fundada em 1912, é a primeira Universidade do Brasil

 7. PAÇO DA LIBERDADE

Já foi sede do Governo Municipal, agora, restaurado, é um Centro Cultural. É o único patrimônio de Curitiba que foi tombado nas esferas municipal, estadual e nacional. A visitação é gratuita.
Primeiro horário: 10h03
Último horário: 18h32
Paço Municipal

Paço da Liberdade em Curitiba

8. MEMORIAL ÁRABE e PASSEIO PÚBLICO

O Memorial Árabe fica na Praça Gibran Khalil. Seu interior abriga uma biblioteca. Já o Passeio Público é um espaço arborizado, com pedalinho e um pequeno zoológico com aves. Ah, você pode se deparar com alguma garça dando um voo rasante. Estão soltas por lá. A criançada vai curtir!
Primeiro horário: 10h08
Último horário: 18h37
Passeio Público

Passeio Público

9. MUSEU OSCAR NIEMEYER

Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, ficou conhecido como o “olho”, devido ao seu formato. Na área externa do museu há um café (com uns docinhos deliciosos) e uma lojinha com souvenirs. 
Primeiro horário: 10h15
Último horário: 18h45
Ande por todos os lados, são alguns andares mas tem elevador. Não deixe de visitar o Pátio das Esculturas e entrar no ‘olho’ porque sempre está rolando alguma exposição maneira. 
DICA VC: O Memorial Polonês (Bosque do Papa) fica do ladinho Museu. Em cinco minutos você chega lá e economiza um bilhete do ônibus turismo.

10. BOSQUE DO PAPA

Memorial da Imigração Polonesa que foi inaugurado em 1980, após a visita do Papa João Paulo II. É um lindo bosque com simpáticas casas de tronco.
Primeiro horário: 10h30
Último horário: 18h48
Bosque do Papa

11. BOSQUE ALEMÃO

O auge da visita ao Bosque Alemão é, sem dúvida, a Trilha João e Maria inspirada nos contos dos irmãos Grimm. No decorrer da trilha há vários murais contando a historinha. Achei  muito divertido fazê-la! É tudo muito lúdico!
Primeiro horário: 10h30
Último horário: 18h58
Bosque Alemao

12. UNILIVRE

A Universidade Livre do Meio Ambiente é um espaço que desenvolve trabalhos de educação ambiental. Não é muito grande, então se você está com pressa dá pra visitar rapidão (eu me demorei porque achei linda e fui ficando!). Tem um pedreira, um lago e um cisne muito exibido. A inauguração do espaço, em 1992, contou com a presença do oceanógrafo Jacques Cousteau. Chique né?
Primeiro horário: 10h36
Último horário: 19h04

13. ÓPERA DE ARAME/PEDREIRA PAULO LEMINSKI

Acredito que depois do Jardim Botânico é o ponto turístico mais visitado. A integração da estrutura tubular do Teatro Ópera de Arame com a Pedreira Paulo Leminski  deixa o espaço muito lindo e atraente.

Primeiro horário: 10h47
Último horário: 19h13
Opera de Arame Curitiba

14. SANTA FELICIDADE

Preserva muito da antiga Colônia Santa Felicidade formada, sobretudo, por imigrantes italianos. Há muitos restaurantes, entre eles, o famoso Madalosso. Há também degustação de vinhos e chocolates em alguns comércios. 
Primeiro horário: 11h20
Último horário: 19h45
 

15. SETOR HISTÓRICO

A visita ao Centro Histórico de Curitiba não pode deixar de ser feita. É um Centro Histórico vivo, como se costuma chamar. Movimentado, com comércio e gente circulando todo o tempo.
Primeiro horário: 11h45
Último horário: 20h05
Aos domingos ocorre a famosa Feirinha do Lago da Ordem. É bem divertida. Tem de tudo que você imaginar: souvenirs, obras de arte, caldo de cana, pastel e muitos artistas de rua. Impossível você não se empolgar! Durante a noite também é bem legal, pois há vários barzinhos no Largo da Ordem.

DICA VC: A feirinha é bem cheia! Então, vá com bom humor e tranquilidade pra passear, pois tem muita gente circulando! 

Leia também: Ônibus turismo de Curitiba: usar ou não usar?!

 

Ah! Outro lugar legal pra se conhecer é a Mesquita! Fica só um pouco mais afastada do Largo da Ordem (Centro Histórico) mas dá pra ir caminhando. É aberta à visitação. Os sapatos devem ficar na entrada e a meninas devem cobrir a cabeça. Caso não leve lenço eles emprestam!

largo da ordem mesquita curitiba

E aqui terminam as diquinhas de lugares para conhecer em Curitiba! E, se sobrar um tempinho,  aconselho dar um pulinho na Ilha do Mel! Super fácil de chegar saindo de Curitiba!  Olha aqui o post explicando tudinho!

LEIA TAMBÉM:

ALAMBIQUE CAMBÉBA: Tour, degustação e bistrô com vista espetacular a 80 km de Brasília!

Praias brasileiras que você tem que conhecer!

PRAIA DE PIPA – DEZ DICAS DO QUE FAZER!

FACEBOOK | INSTAGRAM | PINTEREST | viajante-comumQuer saber mais sobre nós? Clique aqui!

17 comentários sobre “15 lugares que você tem que conhecer em Curitiba!

  1. casalwanderlust disse:

    Passamos dois dias em Curitiba debaixo de muita chuva…rs. Acabamos até assistindo uma missa na Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz.
    Faltou conhecer muita coisa, vamos ter que voltar para fazer um check em todos os locais indicados no seu post. Adorei!
    Bjos

    Curtido por 1 pessoa

  2. Pa Ramos disse:

    Sempre fui louca pra conhecer Curitiba! Não sei porque, mas quando vejo fotos sempre acho que deve ser uma cidade super simpática!
    Me apaixonei inicialmente pelo jardim botânico, que creio ser o ponto mais conhecido e divulgado de Curitiba né. Mas gostei de saber que existem tantas outras opções de visitas!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Ana disse:

    Que sítios mais bonitos! A mesquita tem uma quantidade de cores impressionante e o jardim botânico parece ser encantador. Também fiquei curiosa com o museu do Oscar Niemeyer, sem dúvida que é uma estrutura impressionante!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s