Barra de São Miguel Alagoas

TOP 10: Azul turquesa ou verde esmeralda? As melhores praias do litoral alagoano!

Que Alagoas é o paraíso das águas, isso todo mundo já sabe! Mas quais as melhores praias do litoral de Alagoas? Quais ficam mais próximas a Maceió? Quais praias merecem mais que um simples bate-e-volta?  

Isso é o que vamos te responder no nosso TOP 10 de praias alagoanas feito com todo carinho, afinal estivemos em cada uma delas! Simbora!

1. PRAIA DA PAJUÇARA

Localizada na coração da zona urbana da capital. É um misto de bairro turístico, residencial e comercial, ou seja, tem de tudo. É lá onde estão as melhores hospedagens, as feirinhas de artesanato, a piscina natural e os bares de praia mais descolados.

Praia de Pajucara Maceio

Passear por sua orla é delicioso. Aos domingos a rua principal é fechada, podendo circular apenas pedestres, bikes, patins etc.

DICA VC: Lopana e Kanoa são os bares mais descolados da Praia de Pajuçara. Em frente a essas barracas é a melhor localização para alugar cadeiras e sombreiros. Ah! Espere o pôr do sol!  

2. PRAIA DE IPIOCA

Impossível estarmos em Maceió e não darmos uma passadinha por lá. A 30 km do Centro da capital, no sentido norte, o bairro de Ipioca guarda essa delícia para nós. 

Ipioca maceio alagoas

Praia de Ipioca vista da Barraca Hibiscus


DICA VC: Se seu perfil é curtir a praia num bar com infraestrutura excelente, procure a barraca Hibiscus mas se seu objetivo for por a canga na areia e se jogar no mar, basta passar pela lateral do bar e ter acesso direto à praia. Optando pela barraca você pagará um valor fixo mais consumação.

3. PRAIA DE GARÇA TORTA

A 15 km do Centro de Maceió (de uber dá em torno de R$25), o bairro da Garça Torta cresceu como recanto dos boêmios e escritores. Ainda hoje permanece com essa atmosfera alternativa. Nós adoramos. Frequentada basicamente por moradores da região, a praia de Garça Torta começa a ser descoberta pelos turistas. De carro,  basta colocar o GPS para ir até o Milk Bar. Pode entrar pelo bar para chegar à praia. Ah! O caldinho do Milk é ótimo.

DICA VC: Não deixe de conhecer o bar do Carlinhos. Uma vibe ótima, peixe fresco e pop rock no domingo ou no dia que o Carlinhos quiser, rs. E se tiver onda boa, ele larga tudo, pega a prancha e vai! Sorte nossa que nessas situações a esposa dele cuida de tudo!

garca-torta-maceio-1

Bar do Carlinhos – Garça Torta

 4. PRAIA DO FRANCÊS

Chegou a ser o xodó dos turistas por muitos anos e por isso há muitas pousadas na região. Acredito que é uma das mais frequentadas no litoral sul, sobretudo por estar bem próxima à capital. Merece sua visita! Reserve, de preferência, um dia útil. Aos finais de semana fica bemmm mais movimentada e o assédio de vendedores é maior.

DICA VC: Há passeios de receptivo que te levam ao Francês, Barra de São Miguel e Gunga num único dia. Se for ficar pouco tempo na cidade, recomendamos.

 Segue o instagram @viajantecomum e acompanhe nossas andanças!

5. PRAIA DO GUNGA 

‘Tem que ir’. Esse seria o melhor resumo, rs… A praia do Gunga tem vários atrativos: é uma praia adjacente a uma lagoa (Lagoa do Roteiro), possui uma das falésias mais bonitas do Estado (que você pode chegar de buggy ou quadriciclo) e muitas atividades aquáticas (veja mais aqui).

DICA VC: Não deixe de visitar o Mirante da praia do Gunga e ter essa vista incrível dos milhares de coqueirais (Custa RS2,00).

mirante-da-praia-do-gunga-2

Mirante do Gunga

6. PRAIA DE CARRO QUEBRADO

Fica no município da Barra de Santo Antônio, a 45km de Maceió. Simplesmente linda! A infraestrutura ainda não é generosa mas valeu cada segundo que passamos lá.

DICA VC: Assim que chegar contrate um buggy e vá até as falésias de areia colorida. Você vai sair encantado.

7. PRAIA DA BARRA DE SÃO MIGUEL

Começou sendo explorada pelos maceioenses como cidade de veraneio. Aos poucos foi se tornando roteiro turístico e oferecendo infraestrutura mais arrojada.

DICA VC: Indicamos o delicioso passeio de lanchinha saindo da Barra de São Miguel até a Praia do Gunga (veja aqui!).

Barra de São Miguel Alagoas

Praia da Barra de São Miguel

DICA VC: Na volta, pare para almoçar na Massagueira às margens da lagoa Manguaba enquanto o sol se põe.

8. PRAIA DO PATACHO e PRAIA DA LAJE

Dobradinha de beleza! Páreo duríssimo! Ambas estão localizadas no município de Porto de Pedras, vizinho a São Miguel dos Milagres. Cada vez mais visitadas por quem busca tranquilidade, águas mornas, brisa e praia praticamente exclusiva! A maioria de suas hospedagens é composta pelas famosas pousadas de charme. 

9. PRAIA DE SÃO MIGUEL DOS MILAGRES

Caiu no gosto dos turistas e só depois no gosto dos alagoanos, que aos poucos começam a visitar esse cantinho abençoado de beleza. Ainda assim, são praias com pouquíssimo movimento. Ganhou visibilidade após a concorridíssima festa de reveillón e da visita de famosos como Luciano Huck e Grazi Massafera.

São Miguel dos Milagres Alagoas

Vista do Mirante de São Miguel dos Milagres

As Praias de Porto da Rua (Distrito de Milagres), Milagres, Patacho e Laje podem ser visitadas simultaneamente, pois todas ficam em São Miguel dos Milagres ou em Porto de Pedras (município vizinho à Milagres). Há transfers em Maceió que oferecem o passeio de um dia por essa região. Corrido mas dá pra ter um gostinho.

10. MARAGOGI

As piscinas naturais de Maragogi são tão procuradas e amadas que acabaram ganhando o título de Caribe Brasileiro! É a nossa queridinha e não poderia ser diferente. 

DICA VC: Como fica a pouco mais de 2h de Maceió, não recomendamos o famoso bate-e-volta. Assim, caso tenha tempo disponível, fique um pouco mais. O ideal seria fazer Maragogi, Japaratinga (10km de Maragogi) e fechar com a pernambucana Porto de Galinhas (100 km de Maragogi).

Ficamos por aqui mas antes te pergunto: São (ou não são) as DEZ maravilhas do litoral alagoano ?! 

viajantecomum

LEIA TAMBÉM:

PRAIA DO GUNGA/AL: 5 dicas para aproveitar melhor seu dia!

ARRAIAL DO CABO/RJ: O que conhecer na primeira visita!

BARRA DE SÃO MIGUEL/AL: Pertinho de Maceió e linda!

FACEBOOK | INSTAGRAM | PINTEREST | 

Frases de ViagemQuer saber mais sobre nós? Clique aqui!

26 comentários sobre “TOP 10: Azul turquesa ou verde esmeralda? As melhores praias do litoral alagoano!

  1. Olga disse:

    Oi, eu estive em Maceió em 2014.
    Eu visitei a Praia Dunas de Marapé.

    Parece que quase ninguém conhece.
    Eu visitei todas essas que vocês mencionaram e a mais linda que eu achei foi a de Dunas de Marapé.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s