Road Trip pelo Brasil: diário de bordo!

E aos 45′ do segundo tempo, resolvemos curtir as férias dirigindo por aí para conhecer mais um pouco do nosso Brasil! Estou pra lá de ansiosa pois é minha primeira Road Trip! Dessa vez, nada de avião e espera de bagagem. A estrada será meu guia e, espero, com muitas surpresas boas no caminho!

O objetivo é sair de Brasília cortando Goiás até Belo Horizonte. A partir daí, desbravaremos algumas cidades históricas da Estrada Real. E, se o cansaço não bater, estenderemos até Domingos Martins e Vitória no querido Espírito Santo, para rever alguns amigos!

Esse diário será atualizado em tempo real, à medida do possível e do sinal de internet! Espero que você curta acompanhar cada capítulo de nosso dia, por aqui e pelo instagram @viajantecomum,.

1º TRECHO: BRASÍLIA – BELO HORIZONTEroad trip (4).png

DIA 1 – Brasília. Cristalina. Paracatu.

E começou! Saímos de Brasília às 8h, pela BR 040, e já teve diversão! Olha quem a gente encontrou no caminho pra Cristalina!

road trip

Road Trip pelo Brasil

Maaas, o primeiro perrengue já apareceu! Pouco mais de uma hora de estrada, acendeu a luz de água do radiador que tinha sido completado antes de sairmos! Acredita nisso?! Esperamos esfriar e colocamos água. Agora teremos que ficar alerta. Geral dada e simbora!

Depois do primeiro pedágio, desviamos para a BR 050 e fomos tomar café da manhã em Cristalina, na casa dos blogueiros do Viagem sem Frescura. Anfitriões de primeira! O plano era ficar umas duas horas mas o papo tava tão bom que decidimos passear um pouco na cidade e ir numa loja de cristais, claro! Cristalina é uma gracinha!

Igrejinha de Cristalina

Igrejinha de São Sebastião em Cristalina

Almoçamos juntos e por volta das 14h voltamos para a 040 e seguimos mais 100 km até Paracatu, já em Minas GeraisA nossa intenção era dar uma volta no Centro Histórico e seguir viagem mas fomos surpreendidos por um Festival Cultural! O Largo do Rosário estava todo lindo com palco e barraquinhas de comida e arte local. E, pra completar, já estava começando uma roda de samba, ou seja, buscamos um hotel na proximidade e ficamos para curtir a festa!

DIA 2 – Paracatu. 3 Marias. 7 Lagoas

Acordando em Paracatu com um dia lindo! Agora vamos turistar para conhecer a história e as belezas da cidade! Só então, seguiremos viagem.

Snapseed

Amanhecer em Paracatu

Chegando ao Largo do Rosário fomos surpreendidos com mais um evento chamado Café da Manhã da Fidalga! “Ahhh, gente! Podem parar! A gente precisar ir embora! Rs…” Teatro, música e café da manhã cheio de delícias, só pra aumentar a nossa dor em ter que ir embora.

Depois do (segundo) café da manhã,  fomos conhecer os principais pontos da cidade! Casa de Cultura (na foto), Igreja do Rosário, Museu, Matriz, Câmara Municipal, Capelinha e Chafariz (réplicas de 2000) e o Beco do Candinho onde tivemos a imensa alegria de conhecer uma Paracatuense que mora em SP e, com muito amor, resolveu restaurar a casa que passou a infância! Gente! Ficou uma casa de boneca! Mais um presente do caminho!

Casa de Cultura de Paracatu

Hora de pegar a estrada! Vamos ver qual será a próxima parada e, claro, aproveitar o caminho!

Road Trip Viajante Comum

Mais um pedágio. Paradinha estratégica na sequência para comer uma pamonha e por as redes sociais em dia! 😂 Pamonharia Delícia é o nome do lugar indicado pelo amigo Luciano do Viagem sem Frescura! A uns 70km de Paracatu, instalação muito boa, wifi ótimo, banheiros super limpos, além de pamonha, canjica (curau) e lanches.

Chegamos a 3 Marias e já avistamos o Velho Chico! Hora de curtir o por do sol na prainha antes de seguir para 7 Lagoas.

Pôr do sol em Três Marias, Minas Gerais

Como já chegamos  um pouco tarde em 7 Lagoas, deixamos as coisas no hotel e já partimos para curtir a night da cidade nos bares da Lagoa Paulino! Hora de relaxar!🍹🍷

DIA 3 – Sete Lagoas. Brumadinho.

Passamos uma noite excelente no Atlas Hotel com vista pra Lagoa Paulino. As 8h já estávamos tomando café da manhã para dar uma volta na cidade e na sequência pegar as coisas para subir a Serra Santa Helena e ir à famosa Gruta Rei do Mato.

Conhecemos os principais pontos turísticos da cidade e a capelinha Santa Helena, no alto da serra com uma vista 360 graus da cidade. Fazendo fotos de lá do alto,  avistamos uma fumaça. Mal sabíamos que se tratava de um incêndio na Gruta Rei do Mato. Ficamos bem tristes de não conseguir fazer a visita!

Snapseed

Capelinha de Santa Helena em Sete Lagoas

Seguia tudo bem até pegarmos um trânsito gigante em Belo Horizonte. Mas se fosse só isso estaria tudo tranquilo. Mas teve mais. Eu fiquei distraída no celular e esqueci de acompanhar o gps e erramos o caminho. O Waze nos enfiou numa favela. Nos demos contas no susto e no desespero tentamos encontrar a rodovia novamente. Foi rápido mas tenso. Aí, pra piorar, o Waze mais uma vez enfia a gente num caminho super engarrafado e muito mais distante que seguir pela BR 381.

Conseguimos fazer o retorno num trânsito danado e voltamos pra BR por nossa conta. Ganhamos aí mais de uma hora. Realmente não dá pra confiar cegamente no aplicativo. Embora ele esteja sendo essencial ficou a lição de analisarmos sempre a rota traçada. A tensão foi tanta que depois fiquei na dúvida se havia marcado Brumadinho no destino e paramos pra conferir. Felizmente estava tudo certo. Entramos em Brumadinho já durante a noite. Muita, muita, muita curva. Sem iluminação e acostamento zero. Mais tensão até chegar ao Centro da cidade e ainda ir buscar hospedagem. Final de dia tenso. Conseguimos uma suíte num hostel bem central. Ufa! Hora de sair para uns bons drinks! Até amanhã.

2º TRECHO – MINAS GERAIS

road trip (3).png

DIA 4 – Brumadinho.

Acordamos, tomamos café no Hostel, fomos deixar nossa bagagem em um Hotel e partimos pra Inhotim. Ficamos lá de 10h até 16h30 e conseguimos fazer 2 das 3 trilhas. Deixamos a terceira para o dia seguinte. Fizemos tudo a pé. Não alugamos o carrinho. Todo mundo morto de cansado. Sem saidinha hoje.

DIA 5  – Brumadinho. Ouro Preto

Acordando e ainda sem água no chuveiro! Sem estresse, fomos tomar café da manhã. A fome era maior que a vontade de tomar banho. Eu só pensava no pão de queijo. Devidamente alimentados e antes das 9 da manhã, conseguimos tomar nosso banho quente e fomos para Inhotim concluir o circuito!

Ficamos por lá até umas 15h e partimos para Ouro Preto. Seguimos na direção de Casa Branca pegando na sequência a Estrada Nossa Senhora da Conceição. Pista boa mas estreita, cheia de curvas, sem acostamento e praticamente sem sinalização para chegar a BR- 040. Pra completar, pegamos uma subida sinistra! Estávamos totalmente sem noção de que estávamos indo para o Topo do Mundo que fica em Piedade do Paraopeba. Quando vimos, estávamos no acesso para a base de voo livre. Eu não queria subir pois , para mim, o carro não estava legal e eu não queria viajar à noite outra vez. Chegar a Brumadinho na noite anterior já tinha sido um estresse naquele breu. Eugênio insistiu pra gente ir. Subimos. Se Valeu?

Aproveitamos para tomar um café no Restaurante Topo do Mundo, comer um cheesecake maravilhoso e curtir a vista um pouco mais. Escureceu. Seguimos para Ouro Preto. Muitas curvas mas com sinalização muito boa.

DIA 6 – Ouro Preto.

Dia de ladeira. Muita ladeira. Mas muita coisa linda também… É tanta igreja, tanto museu, tanto artista na rua… tanta gente esculpindo, pintando, sonhando… tanta gente de verdade!

DIA 7 – Ouro Preto. Mariana.

Mais ladeiras de Ouro Preto e passeio à Mariana no Trem da Vale…

DIA 8 – Ouro Preto. Lavras Novas. Itatiaia. Ouro Branco. Congonhas.

Demos a última volta em Ouro Preto e, finalmente, começamos a desbravar a Estrada Real. A primeira parada foi em Lavras Novas, a 10km de Ouro Preto. Depois de 7km de estrada de chão e um visual incrível, chegamos numa cidadezinha colorida, cheia de atividades naturais, cantinhos com música e gente simpática. Ficamos completamente encantados. A vontade era ficar uns três dias mas o tal do tempo não permitiu. Pelo caminho também ficou a Chapada e Santa Rita de Ouro Preto. Voltaremos.

Continuamos na estrada e felizes em encontrar cada marco da Estrada Real. Fora do script estava Itatiaia, um distrito de Ouro Branco, bem pertinho da rodovia e super pequeno. Entramos, conhecemos a igrejinha e seguimos para Ouro Branco. Em Ouro Branco houve pouco encantamento em relação à zona histórica. Demos uma volta, fomos ao ponto pegar o carimbo no passaporte e seguimos para Congonhas. Saindo da rota do Caminho Novo e indo para a rota do Caminho Velho para conhecer, sobretudo, os Profetas de Aleijadinho.

DIA 9 – Tiradentes. Bichinho.

Acordando em Tiradentes, devidamente instalados, fomos tomar o café da manhã da Pousada da D. Maria, cheia de delícias mineiras! Conhecemos uma família de SP que nos deu várias dicas de lugares paradisíacos em Sampa e de alguns cantinhos aqui de Minas. Nesse intervalo, chegou D. Maria, 63 anos, energia de 20 e totalmente desligada de tecnologia. “Esse negócio de reserva pela internet só dá problema. Eu gosto é olho no olho. Quero que a pessoa entre, veja se gostou e decida ficar.” Tá certa D. Maria!

Dona Maria deixou a gente usar a máquina de lavar, então, por conta disso, saímos mais de 10h da manhã, ou seja, não conseguimos encontrar mais ingressos para a Maria Fumaça que sai de Tiradentes para São João del Rei. Devidamente frustrados, seguimos para Bichinho para conhecer a Casa Torta e, na sequência ir até Resende já que nos disseram que São João estaria ‘meio morto’ no domingo.

No caminho, paramos na Vila Capote para fotografar no mirante e conhecer um pouco da produção artística local.

Chegando a Bichinho, decidimos passar da Casa Torta e ver o que mais o distrito oferecia e foi uma feliz surpresa. Fomos até o final do distrito e conhecemos vários artistas que nasceram em Bichinho ou que decidiram fincar raízes por lá. Muita história bacana!

Agora era hora de conhecer a Casa Torta! Pagamos 10 reais e entramos no mundo lúdico e cheio de alegria. Fomos recebidos pelo Renato que, junto com sua esposa idealizaram a proposta. Aqui não tem adulto ou criança. Quem entra acaba viajando junto e entrando na brincadeira. Não tire apenas fotos na fachada! Entre e sonhe junto! A experiência foi muito bacana!

3º TRECHO – MINAS GERAIS – ESPÍRITO SANTO

road trip (2).png

DIA 10 – Tiradentes. São João del Rei.

DIA 11 – Itapemirim (Itaoca/Itaipava). Anchieta.

DIA 12 –

DIA 13 –

ÚLTIMO TRECHO – ES – MG – BRASÍLIA

road trip.png

DIA 14 –

DIA 15 –

Enquanto não finalizamos nossa road trip…

LEIA TAMBÉM:

FACEBOOK | INSTAGRAM | PINTEREST |Frases de ViagemQuer saber mais sobre nós? Clique aqui!